O que é Neuropsicopedagogia? - Ipecs

O que é Neuropsicopedagogia?

30-08-18 Karina Kelly Borges 0 comentário

O que é Neuropsicopedagogia?

O entendimento sobre os processos cerebrais é cada vez mais preciso e acertado. Há mais de cem anos que os pesquisadores buscam aprimorar seus estudos sobre o cérebro humano, e, atualmente, já se pode afirmar que temos excelentes conhecimentos nessa área.

E é claro que a Educação se beneficia dessas descobertas, pois é um campo que lida inevitavelmente com as particularidades do cérebro humano, principalmente no que se refere aos estímulos da aprendizagem. São das funções cerebrais que vem as respostas para muitas indagações da Pedagogia. Por isso, as Neurociências têm muito a acrescentar a diversas áreas do conhecimento, e é dessa fusão que surgiu a Neuropsicopedagogia. E então o que é neuropsicopedagogia?

De modo geral, diz-se que neuropsicopedagogia é uma ciência que estuda o sistema nervoso e sua atuação no comportamento humano, tendo como enfoque a aprendizagem. Para isso, a Neuropsicopedagogia busca relações entre os estudos das neurociências com os conhecimentos da psicologia cognitiva e da pedagogia. Sendo assim, essa é uma ciência transdisciplinar que estuda a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana.

Como atua o Neuropsicopedagogo?

Podemos dizer que neuropsicopedagogo é o profissional que vai integrar o conhecimento adequado do funcionamento do cérebro, para melhor entender a forma como esse cérebro recebe, seleciona, transforma, memoriza, arquiva, processa e elabora todas as sensações captadas pelos diversos elementos sensoriais para, a partir desse entendimento, poder adaptar às metodologias e técnicas educacionais a todas as pessoas e, principalmente, aquelas com características cognitivas e emocionais diferenciadas.

Esse profissional tem que estar em busca constante dos necessários conhecimentos sobre os transtornos neurológicos, psiquiátricos e distúrbios existentes, para desenvolver um trabalho de acompanhamento pedagógico, cognitivo e emocional das pessoas que apresentem essas sintomatologias. O profissional de neuropsicopedagogia, portanto, é um dos elementos mais importantes para desenvolver e estimular novas “sinapses”, para um verdadeiro processo de ensino aprendizagem.

A Neuropsicopedagogia Clínica aos poucos vem conquistando espaço no território brasileiro surgindo como uma nova área do conhecimento e pesquisa na atuação interdisciplinar, abarcando conhecimentos neurocientíficos e tendo seu foco nos processos de ensino aprendizagem. O trabalho é com atividades que avaliam e intervêm nos processos de aprendizagem procurando obter informações de todas as ciências.

O curso de Neuropsicopedagogia Clínica tem como objetivo proporcionar aos profissionais da área da Educação e Saúde, com prioridade aqueles que estão no exercício clínico e que atuam em instituições pública e particulares, a apropriação do conhecimento geral e específico sobre o desenvolvimento e o processo de aprendizagem das crianças com problemas de desenvolvimento e aprendizagem.

 

Referência

http://posfg.com.br/neuropsicopedagogia-clinica-institucional-hospitalar/
http://www.jornalfolhadosul.com.br/noticia/2013/02/19/o-que-e-neuropsicopedagogia-

 

Autora:

Profa Dra Karina Kelly Borges – CRP – 06/56796-4

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8104709171429351



Deixe uma resposta